segunda-feira, 18 de abril de 2011

O domingo de Ramos



   A Semana Santa começa  no Domingo de Ramos (Que foi celebrada ontem em todo mundo), onde é celebrada a  entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, onde é aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor". 
   Os Ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que ela é desvalorizada. O sentido dessa procissão  de ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus, isso nos faz recordar que somos apenas peregrinos nesse mundo tão passageiro, que se gasta tão rapido.
  Na missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a paixão de Cristo, a sua angustia mortal no Horto das Oliveiras, o sangue vertido com o suor, os mau tratos nas mãos do soldados na casa de Anãs, Caifás, seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário.
  Essa celebração do domingo de Ramos nos ensina que a luta de Cristo e da Igreja, e consequentemente a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei sagrada de Deus que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um cristianismo "ligth".  Deveremos pensar mais no que queremos de verdade nessa vida tão passageira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário