sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira da paixão


  Sexta-feira santa ou Sexta-feira da paixão é a data que nos cristãos lembramos do julgamento, paixão, crucificação, morte e a sepultura do nosso Senhor Jesus Cristo . Este dia pertence ao triduo pascal que é o periodo mais importante para o ano liturgico da igreja catolica.  A igreja contempla e celebra a morte e a paixão de Cristo, mais não se celebra a Eucaristia.
 Essa celebração consiste na adoração de Cristo que é precedida por uma liturgia palavra, em seguida vem a comunhão dos participantes, é presidida por um bispo, padre a cor liturgica é a vermelha. No começo da celebração todos os ministros entram em silêncio, se prostam diante ao altar, logo apos vem a liturigia da palavra onde as leituras feitas são: 1ª LEITURA  ( livro de Isaías- Is 52,13-53,12), SALMO ( 30-31) 2ª LEITURA ( Espitola aos Hebreus- Hb 4, 14-16; 5, 7-9), o Evangelho da paixão segundo João ( (Jo 18,1-19,42). Logo após vem a homilia e o silêncio para reflexão. Após a homilia vem a oração universal e a oração do presidente da celebração, apos vem a adoração da santa cruz (Beija-pé), depois vem a oração do pai-nosso, apos a oração vem a comunhão, no final acontece a oração pós-comunhão e a oração sobre os fieis.
 Mais nos dias de hoje muitas pessoas não respeitam mais esse dia de reflexão, penitencia e Jejum, fazem o famoso "baba do vinho", enchem as casas de parentes fazem uma mesa farta, enfim não levam tão a serio o fato acontecido há muitos anos, enquanto outras pessoas não tem nem o que comer neste dia e nos outros dias também. Esse dia é pra se refletir tudo que estamos fazendo de errado e pedir perdão dos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário