quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta-feira santa


  A Quinta-feira Santa corresponde ao último dia da Quaresma e nos introduz no Tríduo Pascal. Esse dia celebram-se duas missas uma é a conhecida missa dos santos óleos onde o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. A outra missa é a da instituição da Eucaristia e a do lava pés, Jesus sabendo que havia chegado a sua hora de passar deste mundo para junto do pai e tendo amado todos os seus que estavam no mundo e vos amou até fim (Jo 12,1) Nessa missa é lembrado o momento que Jesus lavou os pés dos 12 discípulos.
  A instituição da Eucaristia é lembrada junto com a missa do lava pés, quando chegou o momento de Sua partida para a eternidade, JESUS bondade infinita nos ofereceu o melhor presente instituição da sagrada Eucaristia, presença real dele mesmo com o teu corpo, sangue, alma, e divindade a hóstia e no vinho consagrado, foi essa maneira sensível que Jesus escolheu para ficar próximo do povo que ele salvou e redimiu.
  Ele instituiu para perpetuar pelos seculos até o seu retorno, o sacrificio da cruz, confiando a tua igreja o memorial da sua morte e ressurreição. É o sinal de unidade, o vinculo da caridade, o banquete pascal, no qual recebe o cristo a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário